Já está habituação ao bom e velho coado? Que tal preparar seu café de uma forma ainda melhor? Vamos falar sobre como melhorar o preparo de café coado, seja coado no coador de papel ou coador de pano. Esses dois métodos de preparo são os mais comuns no Brasil.
Incorporado na cultura brasileira, o preparo de café coado faz parte do dia-a-dia nacional, fazendo deste método de preparo o queridinho dos brasileiros, além de trazer de volta aquela lembrança dos cafés dos antepassados.
Coador de pano ou de papel, tanto faz, o importante é sempre escaldar o filtro antes do primeiro preparo. Isso faz com que os sabores do papel ou do pano se desprendam e não fiquem na bebida
Um detalhe importante: lembre-se sempre de escaldar também a jarra ou garrafa térmica em que irá colocar o café, isso faz com que a sua bebida não perca temperatura para a garrafa.
Se tiver uma balança pequena seria o ideal para controlar a proporção de água e café. Mas caso não tenha, pode usar sua medida padrão, mas sempre controle a quantidade de pó e água para não perder a referência. A quantidade de colheres de pó fica a gosto do freguês, normalmente é usada de 3 a 6 colheres de sopa por litro.
Uma dica importante: não deixe o café ficar muito tempo empossado junto com a água dentro do filtro. Como fazer isso? Coloque a água aos poucos, espere a bebida descer e só então coloque mais água, vai perceber a diferença no primeiro preparo.
Importante: não dissolva açúcar na água antes do preparo, isso acaba estragando sua garrafa térmica. O ideal é preparar sempre sem açúcar e deixar para adoçar na xícara, assim cada um controla como quer.
Conheça nossa linha de cafés especialmente torrados e moídos para o preparo em coadores: Cafe Buti Barista 250g
Autora: Rafaella N Rossi – Barista, QGrader e autora do blog Aventuras da Barista