Café espresso é um clássico, uma bebida apreciada há muitos anos em todo o planeta. O café espresso é uma bebida mundialmente conhecida e é uma bebida unânime independente da cultura local.
Composta por 2 ingredientes de baixo custo essa bebida é apreciada por todos os tipos de pessoas, então tem como não admirar essa bebida tão rica? O café atravessa culturas, atravessa o tempo, não sai de moda e sempre tem quem aprecie. Não tem como fugir. Quem gosta de café gosta de espresso.
O café espresso possui apenas 7g de café. E cada xícara de café possui cerca de 30 a 40 frutas inteiras de café, isso quer dizer que são cerca de 60 a 80 metades (grão de café que vem no pacote). O que isso quer dizer? Quer dizer você tem apenas 30 frutas e todas devem estar perfeitamente saudáveis para que o cliente goste do café, pois basta uma fruta ruim e o cliente vai achar que seu café não é bom. Isso é uma baita responsabilidade. Então escolher uma boa marca de café é fundamental.
O café espresso exige perfeição em todo o seu processo, qualquer deslize vira um desastre na xícara. Isso acontece em qualquer etapa do processo, desde o pós-colheita, passando pelas mãos do mestre de torra até o barista, inclusive a escolha da xícara que vai ser usada para servir.
Quanto menores os erros, melhor a bebida, então ter um grão em que se possa confiar é o primeiro passo para o barista balizar todas as manobras e regulagens da máquina de café e moinho.
Depois dos grãos de café outras variáveis entram para alcançar o espresso perfeito, são elas: tempo de extração, pressão no porta filtro, regulagem do moinho, regulagem da pressão da máquina, quantidade de pó no porta filtro e até mesmo a qualidade da água usada para o preparo.
Uma boa marca de café para ser usada no espresso tem que ter uniformidade, o barista tem saber o que vem no pacote, não pode ser um café que muda o sabor com frequência ou que tenha alternâncias na torra.
A regulagem de um moinho é complexa e perfeccionista, imagine ter que afinar um piano todos os dias!
O espresso perfeito existe e envolve uma grande cadeia de pessoas que não se pode imaginar, para que o espresso fique perfeito, nessa cadeia só podem existir apaixonados pelo café.
Autora: Rafaella N Rossi – Barista, QGrader e autora do blog Aventuras da Barista